Passado um mês do início da campanha de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte, somente um a cada três idosos recebeu a dose, oferecida gratuitamente. Até o momento, 140 mil moradores com mais de 60 anos foram imunizados, o que representa 30,5% de cobertura.
O recomendado pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90%. O imunizante segue disponível em todos os 152 centros de saúde, em sete postos extras e em mais de 25 drogarias parceiras da prefeitura. Veja os endereços e horários dos locais de imunização.
“Estamos ampliando os locais para facilitar o acesso da população às doses do imunizante. O recomendável é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário se vacinem o quanto antes, para já estarem protegidas quando aumentar a circulação do vírus da gripe”, disse o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Além das pessoas com idade a partir de 60 anos, o público prioritário conta com crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores e portadores de doenças crônicas.
No momento da vacinação é indispensável que seja apresentado o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina. Para alguns dos grupos prioritários há ainda exigência de comprovar a função exercida e também a condição de saúde.
Leia mais: