Apesar do tempo seco e frio já está presente em Belo Horizonte há alguns dias, o inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h50, no horário de Brasília. Na capital, que completou hoje 62 dias sem chuva, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado com sensação de frio ao amanhecer e à noite. A temperatura mínima foi de 14,3°C, a máxima estimada é de 28°C.
Na estação Pampulha, onde foi registrada a menor temperatura, a sensação térmica foi de 8,7ºC, às 6h.
A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 30%. O nível é preocupante, pois está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 50%.
Diante disso, seguem abaixo algumas recomendações dos órgãos de saúde.
- Beba bastante líquido
- Evite desgaste físico nas horas mais secas
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Recorde de frio
A capital mineira registrou a menor temperatura do ano no dia 1º de junho. Os termômetros marcaram 10,4º na estação Cercadinho, na região.
A marca bate os 11,4°C registrados no último dia de maio, na mesma estação. A sensação térmica - que leva em consideração a velocidade do vento, temperatura marcada pelos termômetros e a umidade relativa do ar - foi de -4,7ºC.
Na quinta, a metrópole já tinha registrado recorde de temperatura mais baixa, com 14,7°C. Antes, foram 15,4°C, registrados três vezes: 24 de janeiro e 8 e 20 de abril.
Neste domingo, a máxima prevista não deve passar de 26°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 35%, à tarde.