
A partir desta terça-feira (22) os usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) poderão vacinar contra a hepatite A, conforme recomendação do Ministério da Saúde.Também serão vacinadas as pessoas que tiveram contato com casos positivos para a doença, mediante avaliação e contato prévio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Para os usuários de PrEP acompanhados no SUS, em Serviços de Atenção Especializada (SAE), a vacina será ofertada preferencialmente no mesmo local de acompanhamento. Para os que fazem acompanhamento na atenção primária ou em serviços privados, o imunizante será ofertado preferencialmente no serviço onde o usuário retira a PrEP.
Foram recebidas 3 mil doses e as unidades específicas vão disponibilizá-las de acordo com o público. Os endereços dos locais podem ser conferidos aqui. O esquema vacinal é composto por uma ou duas doses, a depender da condição e comprovação vacinal da pessoa.
Durante o mês de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza um monitoramento das pessoas que tiveram suspeita ou confirmação de hepatite A recentemente. A ação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Equipes dos órgãos entram em contato com as pessoas via e-mail ou telefone.
Em caso de dúvidas, tanto com relação à aplicação das vacinas, quanto com relação ao monitoramento, ligar para: (31) 3246-5036.
A vacina também está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para pessoas acima de 1 ano de idade que tenham: hepatopatias crônicas; coagulopatias; pessoas vivendo com HIV; imunossuprimidos ; doenças de depósito; fibrose cística; trissomias; candidatos a transplante de órgãos; doadores de órgãos cadastrados em programas de transplantes e pessoas com hemoglobinopatias.
O imunizante contra a hepatite A faz parte do calendário infantil, no esquema de uma dose aos 15 meses de idade, podendo ser utilizada a partir dos 12 meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Hepatite A na capital mineira
Em Belo Horizonte, durante todo o ano de 2023, foram oito casos de hepatite A confirmados. Já em 2024 foram 176 e, em 2025, somente no primeiro trimestre, 73.
Leia mais