Por uma semana

Vai passar pelo Anel Rodoviário de BH? Atenção! Obra na área de escape interdita faixa

Equipamento instalado para evitar acidentes na rodovia passar por manutenção e fica fechado durante os trabalhos

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 06/01/2025 às 07:30.
Área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, entre a BR-040 e o trevo do Betânia  (Lucas Prates / Hoje em Dia)
Área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, entre a BR-040 e o trevo do Betânia (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Começam nesta segunda-feira (6) intervenções para manutenção da área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Todo o material de argila expandida (cinasita) será trocado, além de ajustes nas defensas que estão danificadas e verificação do sistema de drenagem. O local ficará fechado durante os trabalhos, que devem durar uma semana.

A área de escape fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis, na região Oeste. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), um painel de mensagens orientará os motoristas, especialmente os condutores de veículos de carga, sobre o fechamento. Agentes da BHTrans também vão atuar a região. 

Uma faixa de tráfego no Anel Rodoviário, em frente à área de escape, será interditada das 9h às 16h durante o período da manutenção. A medida é necessária para garantir a segurança dos trabalhadores e condutores. 

Acidentes evitados após instalação da área de escape 

Conforme a PBH, a área de escape do Anel Rodoviário já evitou 14 potenciais acidentes graves com veículos de carga desde a criação, em agosto de 2022. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 

As obras duraram nove meses com investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município. No local, foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares. 

A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Uma série de placas e um painel de mensagens digitais orienta os motoristas sobre a área de escape. 

As equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) monitoram, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura, a entrada do caminhão na Área de Escape e acionam o protocolo de segurança. 

Equipes da BHTrans e Polícia Militar Rodoviária são direcionadas para atender a ocorrência, juntamente com guindastes e reboques.

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