Várias ações

Vale assina acordo para regularização ambiental em Ouro Preto: R$ 41 milhões em 8 anos

Programa vai atuar em pequenas propriedades rurais no Estado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/09/2023 às 16:21.
Atualizado em 19/09/2023 às 16:26
Diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patrícia Daros, assina Acordo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas (Vale / Divulgação)

Diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patrícia Daros, assina Acordo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas (Vale / Divulgação)

A Vale assinou nesta terça-feira (19), um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas para a implementação do Programa de Regularização Ambiental em pequenas propriedades rurais. 

A previsão de investimento é de R$ 41,8 milhões, durante oito anos. Nesta primeira etapa, serão realizadas ações de planejamento, além do início de treinamentos visando o engajamento dos proprietários rurais da área contemplada, ponto fundamental para a implementação do projeto em campo.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas, localizada em Ouro Preto, será o primeiro local a receber as ações e servirá como área piloto. Nesta região, o programa poderá abranger até 540 hectares.

O acordo foi assinado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), durante a abertura da Semana Florestal, e teve a presença do governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões.

Ações

Durante o período de vigência do acordo, estão previstas ações de retificação dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) das propriedades, definição de protocolos para execução do programa, fornecimento de assistência técnica nas atividades, acompanhamento e monitoramento da restauração e apoio na estruturação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), além da revitalização de dois viveiros do IEF pela Vale.

O governador em exercício falou da importância do acordo e do impacto que as ações terão para os pequenos proprietários rurais.

“A regularização ambiental, especialmente para os produtores da agricultura familiar, é um desafio enorme. Isso é ambientalmente importante, mas também é uma maneira de criar a consciência do que eles precisam desenvolver daqui para frente e de como isso vai garantir um mercado mais adequado para os produtos. Infelizmente, no entanto, para eles o custo da recuperação ambiental é muito alto e, se nós não tivermos mecanismos como esse, a gente não vai chegar do outro lado”.

O acordo assinado também prevê que a Vale irá revitalizar dois viveiros do IEF, nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Barbacena. As mudas produzidas nestes locais serão utilizadas na restauração ambiental das propriedades atendidas pelo Programa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por