VÍDEO: elevadores de prédio na Cidade Administrativa voltam a funcionar, mas usuários denunciam pane
Homem mostra equipamento parado, com painel de controle sem funcionar e oito pessoas dentro
Elevadores do prédio Gerais da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, foram liberados para uso nesta segunda-feira (4). Seguindo o cronograma das obras de reparo, foi retomado o acesso às estações de trabalho do 4º ao 14º andares. No entanto, vídeo que circula nas redes sociais mostra oito pessoas presas dentro do equipamento parado no 6º andar, com painel desligado e telefone para acionar área responsável pela manutenção sem funcionar.
De acordo com o Estado, os demais andares do edifício serão liberados na próxima segunda-feira (11). No prédio Minas, todos os andares já podem ser acessados pelos elevadores. Os equipamentos voltaram a funcionar em 14 de outubro, após cinco meses de interdição.
No vídeo não é possível identificar se o elevador do vídeo fica no prédio Minas ou no Gerais.
Ao Hoje em Dia, o Governo informou que ocorreu falha no sistema de comunicação da cabine de um elevador com a casa de máquinas.
"Uma questão pontual, que foi prontamente resolvida pela equipe da empresa de manutenção dos elevadores, sem colocar em risco a segurança dos usuários", diz a nota enviada à reportagem.
Reforma dos elevadores da Cidade Administrativa
A primeira parte das obras de reparo foi entregue em setembro, com a liberação de 24 elevadores - 12 de cada prédio - e o retorno das atividades presenciais dos órgãos e entidades que lá funcionam.
Os elevadores receberam um reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, para corrigir as inconformidades. Além das obras de reparos, os 24 elevadores disponibilizados também foram submetidos a configuração e a conferência elétrica, mecânica, de automação, além da limpeza das cabines.
Próximas etapas
No total, 58 elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa passaram pelas intervenções. Foram entregues 24 equipamentos em setembro e, no mesmo mês, outros 18 elevadores tiveram os reparos iniciados. Os 16 restantes começam as obras agora em novembro, com previsão de finalização em dezembro.
Os elevadores foram interditados no início de maio, após perícias feitas por órgãos de segurança e infraestrutura do Estado indicarem a necessidade de suspensão do uso dos equipamentos. As obras nos prédios começaram no mês de julho.
* Matéria atualizada às 15h02 com o posicionamento do Governo de Minas