O adolescente mineiro Artur Gabriel, de 17 anos, que precisou amputar quatro dedos da mão e as pernas até a altura do joelho, após ser infectado por uma agressiva bactéria, em agosto de 2024, conseguiu as próteses e está em plena recuperação. Prestes a completar 18 anos - em 3 de fevereiro - ele deseja se tornar nadador paralímpico. O jovem ficou 57 dias internado e afirma que se manteve firme para passar confiança à família e aos amigos.
Atualmente, Artur faz fisioterapia de duas a três vezes por semana. Adora sair com os amigos e está sempre gravando vídeos, principalmente para postar no TikTok, rede social na qual acumula mais de 40 mil seguidores. Pelo perfil @arturgabriel.07, compartilha momentos especiais e mostra a adaptação à vida nova. As imagens impressionam, seja na reabilitação ou nas brincadeiras, fazendo embaixadinhas com uma bola de pano e nadando com os amigos.
As próteses, adquiridas após grande mobilização por meio de uma vaquinha virtual, foram colocadas há cerca de um mês. “É um pouco quente, sinto um incomodo, mas estou conseguindo fazer várias coisas sozinho que no começo não conseguia, como me locomover sem ajuda”, conta o adolescente. Com o valor arrecadado na vaquinha, a família também conseguiu adaptar parte da casa.
A força de Artur impressiona quem está por perto, como conta o irmão, Pedro Júnio. “Ele não reclama, autoestima boa, cabeça boa... A gente ficou mais triste do que ele, que está sempre nos dando força”, contou. Segundo ele, a expectativa agora é pela volta aos estudos, já no próximo mês. “Não pôde voltar antes devido à reabilitação”, afirma Pedro. Além disso, a família já busca por locais em BH para que Artur possa realizar o sonho de se tornar um atleta paralímpico.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais