Uma das principais estratégias adotadas pela Polícia Militar para reforçar a segurança dos foliões durante o Carnaval, a vigilância da festa com o uso de drones será turbinada em 2025. Os dispositivos contarão com sirene e giroflex. Além dos alertas sonoros e luminosos, os equipamentos contam com sistema inteligente para reconhecimento facial - o mesmo utilizado no evento do ano passado.
As novidades foram apresentadas pela major Layla Brunnela, porta-voz da PM, nesta quinta-feira (6), mesmo dia em que o Governo de Minas lançou o Carnaval da Liberdade 2025, que contará com atividades em 450 cidades. A festa promete movimentar mais de R$ 3 bilhões na economia, com expectativa é de um crescimento de 10% no número de turistas em relação a 2024.
Segundo Layla Brunnela, o novo sistema de som dos drones também dará dicas de segurança à população. “Para alertar o folião sobre medidas de autoproteção para evitar furtos, roubos e outras situações ligadas à questão criminal”, disse a oficial.
A major também destacou o sistema com reconhecimento facial, que conta com superzoom. “O banco de dados desses possui informações de pessoas com mandados de prisão em aberto e propiciará a retirada desses infratores das ruas", acrescentou. O número de aparelhos que serão usados não foi informado. Em 2024, a PM contou com 15 drones nas ações de segurança durante o Carnaval.
Leia mais