SEGURANÇA NA FOLIA

VÍDEO: turbinados, drones da PM para o Carnaval terão alto-falante, sirene, giroflex e superzoom

Novo sistema de som dos aparelhos dará dicas de segurança à população

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/02/2025 às 14:29.Atualizado em 06/02/2025 às 17:10.

Uma das principais estratégias adotadas pela Polícia Militar para reforçar a segurança dos foliões durante o Carnaval, a vigilância da festa com o uso de drones será turbinada em 2025. Os dispositivos contarão com sirene e giroflex. Além dos alertas sonoros e luminosos, os equipamentos contam com sistema inteligente para reconhecimento facial - o mesmo utilizado no evento do ano passado.

As novidades foram apresentadas pela major Layla Brunnela, porta-voz da PM, nesta quinta-feira (6), mesmo dia em que o Governo de Minas lançou o Carnaval da Liberdade 2025, que contará com atividades em 450 cidades. A festa promete movimentar mais de R$ 3 bilhões na economia, com expectativa é de um crescimento de 10% no número de turistas em relação a 2024. 

Segundo Layla Brunnela, o novo sistema de som dos drones também dará dicas de segurança à população. “Para alertar o folião sobre medidas de autoproteção para evitar furtos, roubos e outras situações ligadas à questão criminal”, disse a oficial. 

A major também destacou o sistema com reconhecimento facial, que conta com superzoom. “O banco de dados desses possui informações de pessoas com mandados de prisão em aberto e propiciará a retirada desses infratores das ruas", acrescentou. O número de aparelhos que serão usados não foi informado. Em 2024, a PM contou com 15 drones nas ações de segurança durante o Carnaval.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por