
A Prefeitura de Belo Horizonte entregou, nesta segunda-feira (17) chaves de 72 unidades habitacionais do Residencial Olaria, no bairro Granja de Freitas, na região Leste. Os apartamentos são voltados para famílias de baixa renda - em especial as que foram removidas de áreas com risco geológico.
Outras 36 já haviam sido entregues, com apartamentos de três quartos. Com as novas moradias, o Residencial Olaria contará com 108 unidades, sendo que cada uma tem valor estimado de R$ 120 mil. Outras unidades também estão previstas para serem construídas - no fim do ano passado, a Prefeitura assinou o projeto para mais 2 mil moradias.
O empreendimento, que faz parte do Programa Vila Viva Taquaril, conta com quatro blocos de apartamentos, sendo 18 unidades de dois dormitórios em cada bloco. O investimento foi de R$ 8,5 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Habitação Popular.
"São pessoas que se cadastraram durante um longo processo, e vão sendo habilitadas a receberem a moradia", informou Álvaro Damião (União Brasil), prefeito interino da capital e que esteve presente à entrega das chaves.
A Prefeitura informou que em 2023 e 2024 entregou, ao todo, 162 unidades habitacionais para reassentamento de famílias - incluindo as unidades do Minha Casa Minha Vida, o total é de 2.056. Para este ano serão mais 72. Foram beneficiadas famílias de baixa renda do Município, enquadradas nas faixas de renda indicadas, conforme diretrizes da Política Municipal de Habitação.