Cinco brasileiros, foragidos da Justiça brasileira, foram presos pela Polícia Federal neste sábado (1) ao desembarcarem em Confins, em um voo de deportados dos Estados Unidos.
Todos eles, incluindo três mineiros, estavam na lista vermelha da Interpol. Um deles, com 43 anos, teve a Difusão Vermelha da Interpol publicada em 9 de outubro de 2023, em razão de homicídio cometido na cidade de Gonzaga, no interior de Minas, em outubro de 2005. Com a ajuda de dois comparsas, o deportado golpeou a vítima com um porrete, o que a levou a óbito. Condenado a 16 anos e 6 meses de prisão pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Virginópolis, o homem encontrava-se escondido nos Estados Unidos desde abril de 2019.
Igualmente alvo do Alerta Vermelho da Interpol publicado em março de 2023, hoje com 47 anos, o segundo fugitivo é natural de Caratinga e ocupava cargo eletivo em Novo Cruzeiro. Foi sentenciado a 25 anos de reclusão por tráfico de drogas e posse ilegal de munições calibre 9mm e peças de arma de fogo, pela Vara Única da Comarca de Novo Cruzeiro/MG.
O preso, segundo a PF, recrutava adolescentes para a venda de drogas e constava na lista dos principais procurados do Ministério Público de Minas Gerais. Empenhados em sua localização, policiais militares obtiveram informações de que ele estaria em Utah, nos EUA. Em maio, o foragido foi preso em Salt Lake City por policiais do escritório da ERO (Enforcement and Removal Operations).
O terceiro preso, hoje com 23 anos, nasceu em Governador Valadares e em agosto de 2022, teve seu nome inserido na lista vermelha de procurados internacionais da Interpol a pedido do juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Governador Valadares.
Em agosto de 2020, naquele município, o foragido fora flagrado na posse de 2 barras e 50 “buchas” de maconha prontas para serem comercializadas, além de um revólver calibre 38 com munição, delitos pelos quais foi condenado a quase 4 anos de reclusão.
Com 40 anos e natural de Santa Iratema/PR, o quarto preso teve sua Difusão Vermelha publicada em novembro de 2023 com base em mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável, pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Paranavaí/PR. Durante seis anos, entre 2009 e 2015, na cidade de Paranavaí/PR, o capturado praticou diversos atos libidinosos contra a sobrinha.
O abuso contra a criança começou quando ela tinha apenas 6 anos e perdurou até seus 12 anos de idade. Pelo crime o homem foi condenado a 15 anos de prisão.
O quinto preso, com 43 anos de idade, possui mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo da 2ª. Vara Criminal de Aracruz/ES, pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra três vítimas.
Após exame de corpo de delito, dois presos foram conduzidos para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, um para o Presídio Antônio Dutra Ladeira e dois para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond onde ficarão à disposição da Justiça.