O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil vetou a retomada dos voos comerciais de grande porte ao Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (12).
O retorno dos voos de grande porte à Pampulha estava sob análise da diretoria da Agência Nacional de Aviação (ANAC). A decisão sobre o caso estava prevista para a próxima terça-feira (16). No início deste mês, o assunto foi colocado em votação no colegiado e recebeu quatro votos a favor da retomada dos voos interestaduais ao terminal aéreo. Faltava apenas um voto, do diretor presidente da Anac, José Ricardo Botelho, que pediu vistas, o que deixou o processo em suspenso.
degradação na qualidade do serviço prestado na Pampulha em relação ao que hoje é oferecido em Confins e exigido pelo contrato de concessão.
Portaria nº376/2017 e a Resolução nº01/2017, publicadas no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (12), trazem diretrizes de Governo estabelecidas pelo Conselho de Aviação Civil (CONAC) para operação apenas de rotas regionais no Aeroporto da Pampulha.
O processo em deliberação na ANAC trata da possibilidade técnica do aeroporto receber aeronaves de maior porte e está prevista para votação pela Diretoria da ANAC em dia 16/05. Cabe esclarecer que o processo a ser deliberado pela ANAC não envolve qualquer decisão relacionada às rotas que podem ser operadas no aeroporto, mas, apenas ao tamanho de aeronave liberada para pousos e decolagens considerando a infraestrutura aeroportuária. A ANAC cumprirá, no que couber, as diretrizes do CONAC".
Leia mais: