Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Cervejaria artesanal Panzert

Publicado em 13/07/2024 às 06:00.

Carlos Eduardo Trindade Rodrigues fez o concurso para fuzileiro naval em 2006 e aprovado, no ano seguinte, fez o curso para formação de soldado fuzileiro naval no Rio de Janeiro. Serviu no 5º Distrito Naval na cidade de Rio Grande/RS e por lá ficou 3 anos. Cadu continuou sua trajetória militar concluindo os cursos de cabo de Infantaria, motorista militar e operador de carro lagarto a fibra, que são os tanques de guerra. Ficou na capital fluminense por 4 anos e em 2014 decidiu voltar para Ibatiba/ES, sua terra natal, onde fez outro concurso e foi aprovado no concurso da Polícia Militar.

Assim que retornou ao estado, Cadu foi a um evento e conheceu o sabor da cerveja artesanal. A partir daí, começou a se interessar pela temática e estudar sobre esse assunto, inclusive fez várias viagens de experiências para conhecer cervejarias do Brasil. Foi aí que Cadu enxergou uma oportunidade de negócio nesse segmento para se tornar empreendedor.

No final de 2016, junto com o seu irmão Cássio, começaram a produzir a primeira cerveja artesanal, estilo Belgian Blond Ale, nos fundos da garagem da casa da avó. A produção começou com 60 litros por mês, depois para 200 e 300. Nessa fase, perceberam que precisavam regulamentar o processo de fabricação para comercializar a cerveja. Os irmãos investiram o que tinham disponível no momento, aproximadamente 40 mil reais, em um projeto para captar recursos de financiamento e não obtiveram êxito. O sonho foi adiado, mas continuaram a fazer cerveja em casa para consumo próprio.

Em 2021, os irmãos foram a uma instituição financeira e mesmo com juros absurdos, com a cara e a coragem, conseguiram um empréstimo no valor de 150 mil reais. Construíram um galpão em um lote do pai e adquiriram uma cozinha cervejeira com capacidade para produção inicial de 300 litros por mês, dando um “start” na pedra fundamental da fábrica e do pub. Ainda sofrendo com os reflexos da pandemia que se arrastou mais que o tempo planejado, os sócios ficaram devendo três meses do empréstimo para o banco e outros fornecedores da cidade, mas abriram as portas com determinação e ajuda dos familiares para atender os clientes.

A partir daí, a Cervejaria Artesanal Panzert se tornou um enorme sucesso em Ibatiba e região. Em 2021, foram fabricados 8 mil litros de cerveja, 36 mil litros em 2022 e impressionantes 120 mil litros em 2023. Atualmente, a Panzert produz 10 rótulos de cervejas, nos estilos: Pilsen, Belgian Blond, IPA, Double IPA, Irish Red, Stout, Hopp Arábica, Hopp Lager maracujá, Weiss e chopp de vinho. A empresa distribui cerveja em 5 modalidades: no pub, nos pontos de vendas em 10 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, vendas de growlers (garrafas pet), nos eventos (em choppeiras) e no beer truck, veículo criado em 2017. O próximo passo do empreendimento é a construção de uma grande cervejaria as margens da BR 262 em Ibatiba, onde haverá restaurante, loja de conveniência, salão de eventos e a possibilidade de visitas de experiências harmonizadas com os visitantes.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a Cervejaria Panzert? Acesse o Instagram @panzertcervejaria.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por