
A tecnologia que já existia ganhou força durante a pandemia e continua sendo usada por trazer diversas vantagens operacionais aos estabelecimentos e aos clientes. Porém recente discussão sobre a obrigação de manter cardápios físicos nos bares e restaurantes, nas assembleias legislativas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, trouxe à tona mais uma vez a questão da interferência do poder público na livre iniciativa.
“O cardápio via QR Code já era uma tendência antes da pandemia e ganhou força com ela, assim como aconteceu com o delivery de comida. Os bares e restaurantes são quem melhor conhecem seus consumidores, entendem seus hábitos e preferências. Por isso, é descabida essa tentativa de impor uma obrigação de ter menus impressos nos restaurantes. Não estamos dizendo que esse formato é ruim ou desnecessário, e sim defendendo o direito do próprio negócio tomar essa decisão”, comenta Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
27 ANOS DE TRAJETÓRIA
A Cervejaria Albanos completa neste mês 27 anos. São quase três décadas de inovação e muitas conquistas - a mais recente como Melhor Cervejaria de Minas Gerais pelo Concurso Brasileiro de Cervejas 2023, em Blumenau, o mais importante do Brasil e terceiro maior do mundo.
A história da marca tem início com a Choperia Albanos, em 1996, no bairro Sion, onde ainda funciona o Hub Cervejeiro, com um brew pub e uma fábrica urbana. Em 2018, surgiu a Plataforma Albanos de Cerveja, com a produção de uma linha própria de cervejas e chopes especiais na fábrica localizada no Jardim Canadá. Hoje, entre rótulos fixos e sazonais, já são cerca de 50 estilos e mais de 25 prêmios nacionais e internacionais.
“Mesmo no ambiente do bar, inovar era uma premissa. Tanto que fomos a primeira choperia da cidade e um dos primeiros brew pubs também. Quando Minas Gerais despontou na produção cervejeira, usamos nossa expertise de anos com o chope, eleito mais de 20 vezes como o melhor da cidade, para essa nova empreitada. Mantivemos o bar, mas focamos na excelência da linha de produtos, que estão em diversos pontos de venda, além do nosso e-commerce e o delivery”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor da marca.
Ana Jatobá lança novo curso
Especializada em cozinha italiana, a chef pastaia Ana Jatobá lança nesta semana a nova edição do curso on-line da Escola de Massas Autênticas, que já formou mais de 1.500 profissionais de gastronomia no Brasil. As aulas, em sete módulos, são uma verdadeira imersão no universo das massas secas e recheadas, com apresentação dos diferentes tipos de farinha, modelagem, corantes, hidratação correta, cocção, secagem e congelamento.
Formada pela La Vecchia Scuola, de Bolonha, uma das mais antigas instituições de culinária da Europa, Ana carrega no currículo quatro anos no restaurante italiano Est! Est!! Est!!!, onde chefiou a produção de massas, com mais de 20 quilos produzidos diariamente. Para mais informações acesse o perfil do Instagram @anajatobaa.
Confira alguns dos premiados com o XXII Troféu Personalidade Influente do Brasil: