Cabos eleitorais podem definir disputa pela prefeitura de Ribeirão das Neves
Pesquisa SigDados aponta deputado estadual Vitório Júnior à frente da disputa, mas tecnicamente empatado com adversários
O apoio político pode ser decisivo na corrida pela prefeitura de Ribeirão das Neves. A força de cabos eleitorais na cidade da Grande BH consta em nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Instituto SigDados. Alguns nomes podem impulsionar a disputa, que segue indefinida.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o maior potencial para influenciar os votos para prefeito, sendo mencionado por 24,7% dos eleitores. Em segundo lugar figura o atual prefeito Junynho Martins (DEM), com 18,1%, seguido pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), com 15,4%. O governador Romeu Zema (Novo) exerce influência sobre 6,7%, enquanto o senador Cleitinho (Republicanos), 5,9%. O deputado estadual Vitório Júnior (PSD) também é citado por 5% dos entrevistados.
O grupo que não optou por nenhum dos mencionados, não soube nem respondeu totaliza 42%, segundo a pesquisa do Instituto SigDados, que ouviu 700 eleitores, em 14 e 15 de maio.
Vitório Júnior na liderança em Ribeirão das Neves
A pesquisa confirma o deputado estadual Vitório Júnior à frente da disputa pela prefeitura de Ribeirão das Neves, com 11,7% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-vereador Vanderlei Delei (Republicanos), com 8,7%, e pelo secretário municipal Túlio Raposo (PP), em terceiro lugar, com 7,7%.
Ninguém, nulos e brancos representam 25,9%, enquanto 29% ainda não tomaram uma decisão ou optaram por não responder ao levantamento. O levantamento, realizado de forma estimulada, indica que, a cinco meses da eleição municipal, há empate técnico entre os adversários.
Aprovação da gestão municipal e saúde como principal desafio
A pesquisa do Instituto SigDados revela um termômetro positivo para a gestão do prefeito Junynho Martins. A administração municipal é aprovada por 71,1%. Outros 17,7% desaprovam. Entre os cinco principais desafios que Ribeirão das Neves enfrenta, de acordo com os entrevistados, a saúde é apontada por 52,5% como a área mais carente.
Em seguida aparecem asfalto/pavimentação (9,3%), educação (7,3%) e transporte público (3,9%). As faltas de água/saneamento, de emprego e de planejamento urbano estão empatadas, com 2,7% dos entrevistados preocupados com essas questões.
Aprovação do Governo Zema em Ribeirão das Neves
Segundo a pesquisa do SigDados, o governador de Minas Gerais Romeu Zema desfruta de aprovação em Ribeirão das Neves, com 45,1% da população declarando-se satisfeita com a gestão dele. Entre os entrevistados, 36,3% expressaram desaprovação, enquanto 18,6% não souberam ou não responderam à pesquisa.
Como está o Governo de Lula na cidade
Embora o presidente Lula influencie 24,7% dos eleitores na decisão do voto para prefeito na cidade, a pesquisa revela um cenário de desaprovação em relação ao governo federal: 47,9% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista, enquanto 41,9% aprovam.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa de campo foi realizada nos dias 14 e 15 de maio. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 700 eleitores maiores de 16 anos que votam em Ribeirão das Neves e está registrado no TSE sob o número MG-00480/2024. O contratante da pesquisa é a a Impactto Comunicação Ltda/Grupo Impactto.
Leia mais: