Eleições 2024

Convenção oficializa Rogério Correia e Bella Gonçalves à Prefeitura de BH

Gleisi Hoffmann, durante o evento na ALMG, confirmou que o presidente Lula virá a metrópole mineira para apoiar Rogério Correia

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/08/2024 às 13:40.Atualizado em 04/08/2024 às 14:53.
Chapa formada entre Rogério e Bella pretende unificar os votos da esquerda (Instagram/Rogério Correia)
Chapa formada entre Rogério e Bella pretende unificar os votos da esquerda (Instagram/Rogério Correia)

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura do deputado federal Rogério Correia à prefeitura de Belo Horizonte, durante convenção partidária na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), neste domingo (4). A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) irá compor a chama como vice.

No evento, que contou com as presenças da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, da presidente nacional do PT Gleisi Hoffman, e do líder do partido na Câmara dos Deputados, Odair Cunha, da deputada federal Celia Xakriabá (Psol), Correio citou a força da esquerda no projeto.

"Nós temos os movimentos sociais que fortalecem a nossa campanha. Nos entregaram um manifesto magnínico com mais de 280 assinaturas entre movimentos sociais, personalidades, agentes culturais. E a Bela conduziu dentro do Psol e da Rede essa extraordinária unidade que nos estamos fortalecendo hoje aqui. Temos todos as condições de disputar cada voto da esquerda, se nós unificarmos esse nosso campo", enfatizou.

Nas redes sociais, o pré-candidato falou da força da coligação. "Foi lançada hoje minha candidatura a prefeito de Belo Horizonte, ao lado de Bella Gonçalves. A nossa chapa é feita por pessoas que tem preparo, experiência e a coragem necessária para entrar para ação e criar soluções efetivas para a nossa cidade. Vamos juntos, com Rogério Correia prefeito e Bella Gonçalves vice", detalhou.

Na convenção, Correia criticou atual administração municipal e detalhou o que pretende fazer, se eleito. “BH está abandonada. Ando na rua vejo lixo. Cheia de buracos, suja, com pouca limpeza urbana. As favelas, quanto luxo. Por que o povo tem que conviver com isso? Nós temos que dar um jeito nisso. Meu compromisso é reviver as regionais, para o povo falar com a prefeitura. Vamos refazer os orçamentos participativos, especialmente nas periferias de Belo Horizonte. Vamos fortalecer os conselhos populares. As regiões mais pobres terão justiça social aplicada na base. Participação popular será uma questão importante”, disse.

Durante o ato, Gleisi Hoffmann confirmou que o presidente Lula virá a metrópole mineira para apoiar Rogério Correia.

Reta final das convenções

Neste domingo ainda está prevista convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que pretende oficializar Duda Salabert. Hoje pela manhã o senador Carlos Viana foi confirmado pelo Podemos como pré-candidato. O evento contou com o senador Castellar Neto, o deputado estadual, Zé Guilherme (PP) e a deputada federal, Nelly Aquino. O vice da chama ainda não foi definido. 

No sábado, em evento que contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do ex-prefeito de BH Alexandre Kalil, o Republicanos oficializou a chapa Mauro Tramonte e Luísa Barreto.

Na sexta, o Partido Liberal (PL) confirmou Bruno Engler como candidato a prefeito. A chapa encabeçada pelo deputado estadual terá a coronel Cláudia Romualdo, ex-comandante da Polícia Militar, como vice.  

Fuad Noman será o candidato do Partido Social Democrático (PSD) à reeleição. A candidatura foi oficializada em convenção no dia 20 de julho. Gabriel Azevedo é o nome escolhido pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O presidente da Câmara Municipal teve seu nome definido na convenção do partido no dia 27 de julho.

Indira Xavier será a candidata do União Popular (UP) em convenção realizada na última quarta-feira (31), enquanto Wanderson Rocha será pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) à prefeitura, após definição no dia 28 de julho.

Conforme o calendário das Eleições Municipais 2024, regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos e federações devem deliberar sobre coligações e escolher candidatos até a segunda-feira (5). Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por