O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), lamentou a morte de Newton Cardoso, ex-governador de Minas, durante a cerimônia de despedida que acontece nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade, em BH. Damião afirmou que Newton foi um dos “maiores governadores” que Minas Gerais já teve ao longo da história.
“O apelido dado a ele de Trator, retrata bem o que ele fez por Minas Gerais. Um dos homens, ou o homem que mais construiu, principalmente no interior do Estado. Que Deus conforte a família e que todos os familiares tenham a certeza que Minas Gerais perdeu um dos maiores governadores do Estado”, afirmou o prefeito em exercício.
Damião disse ainda que recebeu a notícia com muita tristeza, quando estava em Brasília. Momentos antes, ele estava ao lado do deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), filho do ex-governador.
Além do atual prefeito, o velório conta com a presença do governador Romeu Zema (Novo), de autoridades e líderes políticos, que relembram o impacto de Newton Cardoso na administração pública e na política nacional.
“Newtão”, como era conhecido, governou Minas entre 1987 e 1991, e vice-governador entre 1999 e 2003. O político também foi deputado federal por três mandatos e, pelo mesmo período, prefeito de Contagem, região metropolitana da capital.
Na última sexta-feira (31), familiares informaram que o político estava internado, para cuidar da saúde. Na madrugada desse domingo (2) ele faleceu. A causa da morte não foi informada.
Newton Cardoso nasceu em 22 de maio de 1938, em Brumado, na Bahia. e chegou em Belo Horizonte aos 16 anos para trabalhar na indústria. Em 24 de fevereiro de 1988 ele fundou o Jornal Hoje em Dia. Newton deixa quatro filhos: Newton Cardoso Jr., Átala Cardoso, Débora Cardoso, Ticiano Cardoso
Leia mais