ELEIÇÕES 2024

Ex-prefeito Anderson Cabido lidera corrida eleitoral em Congonhas

Pesquisa do Instituto Sigdados mostra antigo gestor com 65,7% dos votos válidos no município da região Central de Minas, seguido por Christian Souza Costa (PL), com 18,4%, e o atual prefeito Dr. Cláudio – Dinho (PSD), com 15,9%

Do Hoje em Dia
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 17/06/2024 às 19:57.Atualizado em 17/06/2024 às 20:13.
 (Eugênio Moraes/Arquivo )
(Eugênio Moraes/Arquivo )

Anderson Cabido (PSB) é o favorito na corrida eleitoral em Congonhas, na região Central de Minas. Pesquisa do Instituto SigDados mostra o ex-prefeito com 65,7% dos votos válidos no cenário que considera mais dois candidatos na disputa: o ex-secretário Christian Souza Costa (PL), com 18,4%, e o atual prefeito Dr. Cláudio – Dinho (PSD), com 15,9%. Nesse tipo de resultado, são desconsiderados os votos brancos e nulos. A pesquisa tem margem de erro estimada em 3,99 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento também aponta Anderson Cabido (PSB) como líder na pesquisa espontânea. Nessa, ele tem 28,1% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar está Dr. Cláudio - Dinho (PSD), com 7,7% das intenções, seguido por Christian Souza Costa (PL), com 4,9%. Outros pré-candidatos, como Zenita (Republicanos) e Anivaldo Coelho (PDT), têm 0,3% cada um, enquanto Gualter e Zé Pedro ficam com 0,2% cada. As opções Ninguém/ Nulo/ Branco alcançam 7,1%. Não sabem/ não responderam, 50,5%. A soma pode não totalizar 100% devido ao arredondamento das casas decimais e à citação de outros nomes. 

Na pesquisa de intenção de votos espontânea, não são apresentados nomes de pré-candidatos, e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado em quem vai votar para prefeito (a).


Já na estimulada, que apresenta os nomes dos pré-candidatos a prefeito, houve dois cenários sugeridos. 

No primeiro, Anderson Cabido lidera com folga, com 46,8%, seguido por Christian Souza Costa (10,9%) e Dr. Cláudio – Dinho (10,4%). Na sequência estão Zenita (3,2%) e Anivaldo Coelho (1,7%), tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Dos entrevistados, 12,8% optaram por Ninguém/Branco/Nulo, enquanto 14,1% declararam Não Saber/Não Responderam.

No segundo cenário, considerado pelo Instituto Sigdados o mais provável, com apenas três candidatos, Anderson Cabido alcança 48% das intenções de voto. Christian (13,5%) e o atual prefeito, Dr. Cláudio (11,6%), ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente. A parcela de indecisos (Ninguém/Branco/Nulo) registra 11,6%, enquanto 15,3% declaram Não Saber/Não Responder.

Rejeição

De acordo com a pesquisa, o atual prefeito, Dr. Cláudio, lidera a rejeição, com 29,5%. Anivaldo Coelho tem 9,8%, seguido por Zenita, com 9,6%, e Christianm com 6,1%. Anderson
Cabido tem 5,4%. Do total de entrevistados, 8,3% não souberam ou não quiseram responder sobre a rejeição a algum dos candidatos; 26,6% dos entrevistados declararam não ter rejeição a nenhum dos nomes apresentados, enquanto 4,9% rejeitam todos os candidatos.

Metodologia

A pesquisa de campo foi realizada em 27 e 28 de maio. A margem de erro é de 3,99 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022).

O estudo entrevistou 594 eleitores maiores de 16 anos que votam em Congonhas e está registrado no TSE sob o número MG-06376/2024. O contratante da pesquisa é a Impactto Comunicação Ltda/ Grupo Impactto. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por