Norte de Minas

Ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto morre aos 90 anos

Souto estava internado desde 22 de dezembro após sofrer um acidente vascular cerebral

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/02/2025 às 08:29.Atualizado em 04/02/2025 às 12:36.
Humberto Souto (Divulgação)
Humberto Souto (Divulgação)

O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), faleceu nesta terça-feira (4), em Brasília (DF), aos 90 anos. A informação foi confirmada pela família. 

Souto estava internado desde 22 de dezembro na Santa Casa de Montes Claros, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele passou por um procedimento cirúrgico e permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até ser transferido para a capital federal, em 10 de janeiro.

O ex-prefeito deixa a companheira e quatro filhos. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Trajetória política

Humberto Guimarães Souto nasceu em Montes Claros, em 3 de junho de 1934. Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Direito. A trajetória política teve início em 1962, quando foi eleito vereador de Montes Claros.

A Câmara Municipal de Montes Claros, em nota de pesar, lembrou que o Souto foi vereador, além de ter ocupado outros cargos públicos no Estado e na União.

Em 1970, concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando na suplência e assumindo o mandato em 1971. Quatro anos depois, foi eleito deputado federal, cargo que exerceu por seis mandatos consecutivos.

Em 1995 foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), chegando a ocupar a presidência da instituição.

Gestão como prefeito

Humberto Souto foi eleito prefeito de Montes Claros em 2016, vencendo no segundo turno com 65,31% dos votos válidos. Em 2020, foi reeleito no primeiro turno, com 85,24% dos votos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por