Atual prefeito e candidato à reeleição em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) questionou o adversário Bruno Engler (PL) sobre a continuação das atuações de mineradoras na Serra do Curral. O candidato do PL afirmou que se o Governo de Minas tombar o local como patrimônio estadual, a gestão dele irá permitir a decisão. Porém, Engler afirmou que iria permitir que empresas mineradoras continuem com as atividades, sem gerar danos ao meio ambiente.
“Na minha gestão, vamos respeitar a lei. Se o governo do Estado tombar a Serra do Curral, vamos respeitar. No meu governo vai ter fiscalização e fiscalização séria. Agora quem tá operando ali com todas as licenças ambientais, não está gerando prejuízo para BH e nem dano ao meio ambiente, não tem problema”, afirmou.
Na resposta, Fuad afirmou que lutou para encerrar as atividades mineradoras da Serra do Curral. “Fui o prefeito que mais lutei para acabar com a mineração na Serra do Curral. Fiz muito por lá. Protejo aquilo. (...) O prefeito trabalhou muito pela Serra do Curral, pois é patrimônio de BH e você [Engler], pelo visto, vai entregá-la para a mineração”.
Fuad na liderança das pesquisas
Um levantamento do Instituto Sigdados, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, mostrou o prefeito Fuad Noman (PSD) com 45,33% das intenções de voto contra 35,58% de Bruno Engler (PL). A pesquisa, realizada presencialmente, em domicílio, com maiores de 16 anos, foi registrada no TSE sob o número MG-01806/2024.
Já a pesquisa Ipimob, feita com 2.003 eleitores via WhatsApp entre 17 e 22 de outubro, apontou que o atual chefe do Executivo municipal tem 56,7% das intenções de voto para o 2º turno da eleição, contra 37,8% do candidato do PL. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-04334/2024, a pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.
Corrida eleitoral
Bruno Engler (PL) foi o candidato mais votado do primeiro turno das eleições municipais. O candidato do PL recebeu 34,38% dos votos (435.853). Fuad Noman (PSD), por outro lado, ficou na vice-liderança, com 26,54% dos votos (336.442).
Leia mais: