Indira Xavier pretende municipalizar transporte público e criar 'trens de subúrbio'
"Vamos pegar o dinheiro dado aos empresários para investir no aumento da frota e na melhoria do serviço", avisou a candidata da UP
Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Indira Xavier (UP) afirmou que planeja municipalizar o transporte público na capital mineira e criar trens de subúrbio para interligar à capital à região metropolitana. Segundo a política, que participou da sabatina do Hoje em Dia nesta sexta-feira (13), a municipalização é o principal “instrumento para resolver a mobilidade” da cidade.
"Vamos municipalizar o sistema de transporte", afirmou. "Ao fazer isso, vamos pegar o dinheiro dado aos empresários (na forma de subsídio) para investir no aumento da frota e na melhoria do serviço. Se quisermos resolver o problema da mobilidade temos que fazer isso", afirmou.
“Ao municipalizar o sistema de transporte vamos poder fazer concurso público, vamos contratar motoristas e cobradores, pegar os recursos que são pagos aos empresários e vamos investir em frotas. Também vamos aumentar as viagens, porque BH reduziu em 40% as viagens em quatro anos", completou.
Na avaliação da candidata, com o fim dos repasses financeiros às empresas do transporte coletivo em BH, a gestão municipal conseguiria também direcionar os recursos para garantir benefícios como o passe-livre aos estudantes e donas de casa, bem como transporte gratuito aos fins de semana. "Serviços essenciais não podem ser privatizados. É preciso garantir qualidade de vida para a população", ressaltou.
Outra proposta defendida pela candidata da UP à PBH é reativar as linhas férreas, hoje utilizadas para transporte de minério. Segundo Indira, esse processo conectaria 22 das 34 cidades da região metropolitana, e evitaria ter apenas o Anel Rodoviário como única alternativa para se mover entre os locais.
Candidata da Unidade Popular
A candidata é natural de Alagoas, estado por onde concorreu à vaga de deputada estadual em 2006 e em 2010. Indira Ivanise Xavier, 39 anos, disputa pela primeira vez a Prefeitura de BH. É filiada ao partido desde 2019 e, em 2022, esteve no páreo pelo Governo de Minas, somando 15.604 votos. É ativista e militante de movimentos pela habitação popular.
Indira Xavier na preferência do eleitorado
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados, Indira Xavier (UP) aparece na 9ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A candidata tem 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024.
A candidata do UP está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2%, Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3% e Wanderson Rocha (PSTU) com 1%.
Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH
Wanderson Rocha (PSTU), Lourdes Francisco (PCO) e Fuad Noman (PSD) participaram da sabatina do Hoje em Dia nesta semana. Anteriormente, Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) também foram entrevistados.
Leia mais:
Veja na íntegra a entrevista de Indira Xavier ao Hoje em Dia
Candidata à PBH, Indira Xavier quer 'potencializar as lutas das minorias'
‘BH é uma das cidades mais inseguras para as mulheres’, afirma Indira Xavier
‘Vamos ter o melhor 1º escalão, com mulheres e classe trabalhadora’, promete Indira Xavier
Indira denuncia discriminação contra a UP: 'todos os partidos devem ter o mesmo espaço'