O aplicativo E-Título, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar o processo eleitoral, apresentou instabilidade na manhã deste domingo (6), dia de votação para prefeitos e vereadores. Com a proposta de permitir que os eleitores acessem informações sobre seus locais de votação e justifiquem a ausência sem a necessidade de documentos físicos, o aplicativo enfrentou dificuldades devido ao alto número de acessos simultâneos.
O principal problema relatado pelos usuários foi na aba de justificativa de voto, uma ferramenta importante para os eleitores que não compareceriam às urnas e precisavam justificar a ausência de forma virtual. Ao tentar acessar a funcionalidade, muitos eleitores receberam uma mensagem informando que os canais estavam "congestionados", com um pedido para tentar novamente após algum tempo.
Em resposta ao problema, o TSE informou que a falha não foi um erro técnico, mas resultado do grande volume de acessos simultâneos, criando uma "fila digital" para os usuários. Vale lembrar que o e-Título só poderia ser baixado até esse sábado (5), e o eleitor deverá ter atualizado os dados para ter acesso aos serviços neste domingo.
Outras formas de justificar
Mas caso não consiga pelo e-Título, o eleitor poderá justificar também pelo sistema justifica no site do TSE ou em qualquer seção eleitoral do país com o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).
Votação em Minas Gerais
Em Belo Horizonte, a expectativa para este domingo é que 1.992.984 eleitores compareçam às urnas para escolher prefeitos e vereadores. O horário de votação começou às 8h e segue até as 17h, com os resultados previstos para serem divulgados ao longo da noite.