Candidata do PCO

Lourdes Francisco quer acabar com a Guarda Municipal: 'não aceitamos que seja tão violenta'

Professora criticou ações de agentes que "pegam trabalhador e as mercadorias"

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
11/09/2024 às 14:59.
Atualizado em 11/09/2024 às 15:21

"Imagina esse povo armado!", destacou Lourdes Francisco durante sabatina do Hoje em Dia (Divulgação / PBH)

A atuação da Guarda Municipal foi duramente criticada pela candidata do PCO à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Lourdes Francisco, durante sabatina do Hoje em Dia nesta quarta-feira (11). A professora prometeu, caso eleita, extinguir a instituição, por considerar que o efetivo age com violência nas abordagens, especialmente junto a trabalhadores informais.

"A Guarda Municipal, quando começou, tínhamos esperança de que seria mais humana. Hoje a gente sabe que não. Quando você vê a Guarda Municipal pegando um trabalhador, esse aí que fica vendendo na rua, camelôs, batendo, pegando as mercadorias, aquilo é um trabalhador! Para nós, do PCO, é o final dela. E isso está dentro da administração municipal, prefeito pode fazer isso", disse.

Lourdes Francisco comentou que a maneira com a qual agem os guardas municipais não colabora para que os índices de violência diminuam na capital.

"A gente não aceita que ela (Guarda Municipal) seja tão violenta. E quanto mais este sistema procura reprimir, pior fica. A violência só aumenta. Eu não vejo diminuição de violência quando vejo maus-tratos na rua, com qualquer um. Ele é um ser humano. E ela é violenta. Imagina esse povo armado!", destacou Lourdes Francisco.

Candidata do PCO

Natural de Grão Mogol, no Norte de Minas, a professora Lourdes Francisco da Costa tem 62 anos. Por causa da grilagem de terras na região, mudou-se com os pais para Montes Claros aos 10. Com eles, chegou a viver nas ruas, e devido a problemas de saúde foi doada para outra família. 

Anos depois, mudou-se para a Grande BH. Foi auxiliar têxtil e atuou na área de enfermagem antes de formar-se em história e geografia. Tem pós-graduação em história e cultura mineira e foi filiada ao PT. Em 2019 migrou para o Partido da Causa Operária, o PCO, e pela legenda disputou o governo de Minas em 2022. Este ano, é candidata à Prefeitura de Belo Horizonte.

Lourdes Francisco na preferência do eleitorado

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados, Lourdes Francisco (PCO) aparece na 10ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A candidata tem menos de 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024. 

A candidata do PCO está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2%, Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3%, Wanderson Rocha (PSTU) com 1% e Indira Xavier (UP) com 1%. 

Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH

Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.

Wanderson Rocha (PSTU) participou da sabatina do Hoje em Dia, na última segunda-feira (9). Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) foram os entrevistados da última semana. 

Veja quais serão as próximas entrevistas 

12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por