O primeiro turno das eleições nos 853 municípios mineiros termina às 17h deste domingo. Quem ainda não foi às urnas escolher seu candidato a prefeito e vereador e tem dúvidas sobre o endereço de votação pode consultar a informação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para fazer a consulta, clique aqui.
No aplicativo e-Título também é possível consultar a informação com facilidade - apesar da instabilidade na plataforma registrada no período da manhã. No app, o cidadão também pode ter acesso a serviços, como a justificativa de ausência.
Antes de sair de casa para a seção eleitoral é preciso lembrar de levar o documento oficial com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É permitido levar a “colinha”, uma anotação em papel do nome e número de seus candidatos.
Para “treinar” a votação, vale lembrar que a Justiça Eleitoral tem uma ferramenta que ajuda o eleitor a se familiarizar com o uso da urna - o Simulador de Votação. Para acessar, clique aqui.
A votação na urna começa com o cargo de vereador e, na sequência, o eleitor escolhe o prefeito. Em Belo Horizonte o eleitor tem uma terceira escolha: se a bandeira da capital permanece a mesma ou se muda. Quem é favorável à mudança, digita 1; quem é contra, digita o 2 e confirma.