Maior cidade do Norte de Minas, Montes Claros deve ter uma eleição acirrada em 2024. Pesquisa feita pelo Instituto SigDados aponta que a disputa pela cadeira de prefeito será decidida em segundo turno.
O atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães (UB), tem 30,6% das intenções de voto. Já o escritor e apresentador Délio Pinheiro (PDT) e o ex-prefeito e professor Ruy Muniz (PSB) aparecem tecnicamente empatados, com 16,6% e 16,4%, respectivamente.
O levantamento no maior colégio eleitoral da região ouviu 950 pessoas em 9 e 14 de maio. A margem de erro é de 3,17%, com nível de confiança de 95%.
A cinco meses da eleição, a pesquisa aponta ainda o deputado federal Paulo Guedes (PT) em quarto lugar, com 7,3%. Maurício Sérgio (PL) registra 1,2%, enquanto Fábio Máquinas (PMN) tem 0,5%. Ninguém, brancos e nulos são 17,3%, e não sabem ou não quiseram responder somam 10,1%.
Chance de 2º turno e rejeição a candidatos
Sexto maior colégio eleitoral do Estado, Montes Claros tem 277 mil eleitores. Pela pesquisa, o candidato mais bem colocado, Guilherme Guimarães, tem 44,1% se somados apenas os votos válidos, o que obriga a realização de segundo turno.
A pesquisa também verificou a rejeição dos candidatos. Paulo Guedes desponta com a maior taxa, alcançando 11,3%. Em seguida, Ruy Muniz e Délio Pinheiro registram 10% e 8,4%. Maurício Sérgio e Guilherme Guimarães apresentam 6,4% e 6,2%. Ao todo, 57,3% não sabe ou não respondeu.
População de Montes Claros está insatisfeita com a saúde
A pesquisa do Instituto SigDados aponta a saúde como principal desafio para Montes Claros. Para 66,2% dos eleitores, a área carece de melhorias urgentes. Na sequência estão asfalto/calçamento, com 4,2%, limpeza da cidade (3,7%), obras inacabadas (3,2%) e educação (2,5%).
Metodologia da pesquisa
A pesquisa de campo foi realizada nos dias 9 e 14 de maio. A margem de erro é de 3,17 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 950 eleitores maiores de 16 anos que votam em Montes Claros e está registrado no TSE sob o número MG-01614/2024.
Leia mais: