Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Sigdados mostra o vereador Paulo Bigodinho (Avante) na liderança da disputa pela Prefeitura de Santa Luzia, na Grande BH, com 19,5% das intenções de voto, seguido pelo também vereador Wander Carvalho (PSD) com 14,7%. Ao todo, 600 pessoas participaram da sondagem, feita em 6 e 7 de maio.
Denilson Martins (PT) aparece em terceiro, com 7,3%, seguido pela ex-prefeita Rosely Pimentel (PSB), com 5,3%, e Professora Fábia (PL), com 4,7%. Ninguém, brancos e nulos representam 22,2%, enquanto 26,3% dos entrevistados ainda não se decidiram ou não responderam ao levantamento.
Administração municipal também foi avaliada
O levantamento mostra que, a menos de cinco meses da eleição municipal, a desaprovação em relação à atual administração pode pesar na decisão do eleitor, aumentando o potencial de voto dos candidatos de oposição.
O levantamento revela que a administração municipal de Santa Luzia enfrenta um cenário de incerteza. Apenas 39,8% dos moradores demonstram aprovação à gestão, enquanto 37,5% a desaprovam.
Mais da metade considera que a saúde precisa melhorar, a insatisfação alcança 50,8% dos entrevistados. Outras áreas também apresentam índices negativos. O asfalto/pavimentação (8%), a educação, a limpeza e o cuidado com a cidade, e o transporte público (6,5% cada) também figuram entre os aspectos que geram insatisfação.
Zema e Lula em Santa Luzia
A pesquisa da Sigdados indica que o Governador Romeu Zema (Novo) possui boa aprovação em Santa Luzia, com 44,3% dos entrevistados satisfeitos, enquanto 39,8% desaprovam. Não souberam ou não responderam somam 15,8%.
Na cidade, 51,5% desaprovam a administração federal do Governo Lula. Por outro lado, 40,5% dos entrevistados demonstraram aprovação. Além disso, 8% não manifestaram opinião.
Metodologia
A pesquisa de campo foi realizada nos dias 6 e 7 de maio. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 600 eleitores maiores de 16 anos que votam em Santa Luzia e está registrado no TSE sob o número MG-05323/2024. O contratante da pesquisa é a Impactto Comunicação Ltda/Grupo Impactto.
Leia mais: