O embate entre o governador de Minas Romeu Zema (Novo) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ganhou novo capítulo nesta quarta-feira (22). Durante a cerimônia de assinatura da concessão da BR-381, em Brasília, Lula fez críticas ao mineiro, ao citar o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), sancionado semana passada.
"Esse acordo das dívidas de Minas, dos estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui me trazer um prêmio, um troféu de primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador e de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição", disse Lula.
Ainda no pronunciamento, Lula ressaltou que tem feito o máximo para ajudar os estados e que talvez só Jesus Cristo faria mais. “O que nós fizemos para os estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse, se ele concorresse à presidência da República desse país”, acrescentou o presidente.
Na semana passada, Zema criticou os vetos de Lula ao Propag. Chegou a dizer que o Estado não iria aderir ao programa. Entre os pontos retirados do texto, estão os que abririam a possibilidade dos estados que aderissem ao Propag ficarem livres de cumprir metas, compromissos e obrigações do regime fiscal.
Concessão da BR-381, entre BH e Valadares
O contrato de concessão do trecho de mais de 300 km da BR-381, conhecido como “Rodovia da Morte”, foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A via será administrada por 30 anos pela concessionária Nova 381 e contará com investimento de R$ 9 bilhões.