Sessão Solene

Zema discursa na abertura dos trabalhos da ALMG em 2025 e diz que Estado deve aderir ao Propag

Ex-governador Newton Cardoso, que faleceu no domingo (2), foi homenageado logo no início da primeira sessão do ano

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/02/2025 às 14:01.Atualizado em 03/02/2025 às 18:27.

Com homenagens e um minuto de silêncio dedicado ao ex-governador Newton Cardoso, que morreu na manhã de domingo (2), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu início, na tarde desta segunda-feira (3), aos trabalhos em 2025, com o reeleito presidente Tadeu Martins Leite (MDB) no comando.

Durante sessão solene foram empossados os parlamentares que irão compor a Mesa Diretora nos próximos dois anos, além daqueles que assumem as vagas deixadas por eleitos no pleito municipal.

No discurso de abertura, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo) comemorou o ano de 2024, citando o Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag), a Nota Fiscal Mineira e a valorização do queijo artesanal, além de desejar boa sorte aos parlamentares.

"A Assembleia foi fundamental para a dívida dos estados com a União. O Propag é o caminho que Minas vai seguir para se tornar um Estado sustentável. Romper o ciclo de agiotagem a qual Minas foi submetida nas últimas décadas pela União é a prova de entrada para um futuro onde os mineiros vão ter os serviços de educação, saúde, segurança e infraestutura que merecem", discursou Zema.

Novas tecnologias 

A retomada dos trabalhos traz novidades: foi instalado um novo painel eletrônico no Plenário, com tecnologia LED, que substitui a antiga matriz de videowall composta por 42 monitores, com tecnologia LCD, que se integravam para exibição multimídia.

Também foi instalado um outro painel, de aproximadamente 8 m², na parede oposta à mesa dos trabalhos, em substituição a uma TV de 85 polegadas.

Já no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira será instalado um painel de aproximadamente 13m², que será utilizado principalmente para transmissões de eventos realizados no Auditório José Alencar. Os painéis estão interligados por fibra ótica, o que permite a transmissão de eventos realizados nos demais ambientes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por