A onda de calor que atinge há alguns dias estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, agravada pela baixa umidade do ar, desafia a força de vontade de quem pratica atividade física. As altas temperaturas exigem adaptação de horário e rotina dos treinos, sobretudo de quem se exercita ao ar livre. Adotar medidas preventivas permite manter a saúde, evitando desconfortos respiratórios - alérgicos e crônicos, segundo o professor de educação física Leandro Twin, assessor esportivo e embaixador da rede de academias Bluefit.
“Diante do cenário desafiador imposto pelo clima, a precaução e a adaptação são fundamentais para garantir o bem-estar e a eficácia das atividades físicas”, pontua Twin. Confira as cinco dicas do especialista para manter saúde e bom desempenho, mesmo nos dias de calor intenso.
1. Escolha locais limpos e livres de poeira, ácaros e sujeira para prevenir problemas respiratórios.
2. Aumente o consumo de água e isotônicos para evitar a desidratação e potencializar os resultados do treino.
3. Diminua a intensidade do treino e considere mudanças para minimizar o desconforto causado pelas condições climáticas.
4. Opte por ambientes climatizados ou umidificados para evitar desconfortos durante o exercício.
5. Evite atividades ao ar livre entre 10h e 16h, período de sol intenso e baixa umidade, escolhendo horários mais amenos.
Leia mais: