sem torcida

Pré-Libertadores ou Sula: Cruzeiro estreará com portões fechados por punição da Conmebol

Raposa foi penalizada por incidentes ocorridos no jogo contra o Lanús, no Mineirão

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/12/2024 às 15:29.

O Cruzeiro foi punido pela Conmebol e terá que jogar uma partida sem torcida em uma das competições continentais da próxima temporada. Se conquistar a vaga na Pré-Libertadores, que é mata-mata, o time só terá o apoio da China Azul na terceira etapa, a última antes do dos Grupos. Caso seja a Sul-Americana, a Raposa entrará na fase de chaveamento e pagará a pena no primeiro jogo em casa. 

Além dos portões fechados, o clube ainda foi multado em 157 mil dólares, R$ 946.584,40 na cotação atual. A decisão foi tomada devido aos incidentes ocorridos no jogo da semifinal da Sula, contra o Lanús, no Mineirão. 

A Conmebol se baseou nos artigos 11 e 12 do Código Disciplinar para aplicar a pena ao time celeste. Neles constam desde atraso do início da partida até uso de lasers nas arquibancadas. Neste jogo citado, que terminou em 1 a 1, começou com 15 minutos de atraso devido a fumaça de sinalizadores que tomaram conta do Gigante da Pampulha. 

Além disso, torcedores celestes projetaram um laser em campo, em direção ao goleiro adversário. Vale ressaltar que o Cruzeiro chegou a emitir um comunicado direcionado aos torcedores solicitando para que não usassem esses artifícios projetando uma punição severa da Conmebol, já que era reincidente. O clube ainda pode apresentar recurso à Comissão de Apelações da Conmebol em sete dias para recorrer das penas.

Nesta quarta-feira (4), o time de Fernando Milito enfrentará o Palmeiras no Mineirão, pela penúltima rodada do Brasileirão, sem a presença da torcida. A bola vai rolar às 21h30. Para o Cruzeiro, só a vitória interessa para voltar ao G8. Em caso de derrota ou empate, o time entrará na última rodada precisando de um tropeço do Bahia para ficar com a última vaga da Pré-Libertadores. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por