'Nova' rodovia

Concessão da 381 prevê duplicação, correção de traçado, áreas de escape e pedágio gratuito no 1º ano

Concessão da BR-381 em Minas Gerais prevê R$ 9,3 bi em investimentos

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 22/01/2025 às 18:02.Atualizado em 22/01/2025 às 18:41.

Entregue à iniciativa privada, o trecho da BR-381, entre Belo Horizonte e João Monlevade, receberá obras de duplicação, correção de traçado e criação de pistas de escape, além de manutenção constante. Pelo menos é o que está previsto no contrato de concessão da estrada, assinado  nesta quarta-feira (22).

Conhecida como a "Rodovia da Morte", a BR-381 é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes do país. O trecho é sinuoso e de pistas simples na maioria do percurso. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam que, entre 2018 e 2023, houve 3.960 ocorrências de trânsito no trecho; 420 pessoas perderam a vida na rodovia.

Entenda a concessão da BR-381

A estrada federal que corta Minas foi a leilão em 29 de agosto de 2024, tendo como critério a proposta com a menor tarifa de pedágio. Serão destinados R$ 9,3 bilhões para melhorias e caberá à nova concessionária aplicar os recursos previstos para serviços operacionais e obras estruturantes ao longo dos próximos 30 anos.

A concessão prevê a instalação de pelo menos cinco praças de pedágio ao longo do trecho, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

A Concessionária Nova 381, criada por um grupo investidor, oferecerá um pedágio gratuito no primeiro ano e, em seguida, desconto para usuários frequentes e a opção de pagamento automático para motoristas. 

Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.

O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia.

A BR-381, construída na década de 1960, se inicia em São Mateus (ES) e vai até São Paulo. É um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais.

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