Imóveis das nove regionais de Belo Horizonte vão passar por varreduras neste sábado (14), durante mais um Dia D de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. As vistorias serão feitas por Agentes de Combate a Endemias (ACE) da prefeitura. A definição da data da nova mobilização atende orientação do Ministério da Saúde.
Durante as visitas, os profissionais vão reforçar as redomendações sobre os riscos do acúmulo de água em locais e objetos que podem se tornar criadouros do mosquito. Também serão repassadas dicas sobre como eliminar os focos e, se necessário, será feita a aplicação de biolarvicidas. Em 2024, foram realizadas mais de 3,9 milhões de visitas de ACEs na capital.
“Mais do que a atuação das nossas equipes, precisamos da conscientização da população. E esse é o momento ideal para reforçar as ações de prevenção. Uma avaliação de 10 minutos por semana, nas áreas externas das casas, já é suficiente para ajudar na eliminação dos possíveis focos do mosquito. Esse é um trabalho em equipe e precisamos da ajuda das pessoas”, ressaltou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
Além dos agentes, a equipe do Mobiliza SUS também participará das ações, repassando orientações educativas, de forma lúdica, à população. Informações sobre a dengue e outras arboviroses, assim como o número de casos e orientações de como prevenir o Aedes aegypti, podem ser verificadas no portal da Prefeitura.
* Com informações da PBH
Leia mais