Gastronomia regional

VÍDEO: Queijo Minas Artesanal é o carro-chefe do Mercado Municipal de Uberlândia

Produto que agora tem chancela da Unesco retrata a gastronomia regional no centro de compras

Michael Martins*
Especial para o Hoje em Dia
Publicado em 14/12/2024 às 08:04.

UBERLÂNDIA - Fonte de renda para cerca de mil produtores rurais do Triângulo, o Queijo Minas Artesanal (QMA) também movimenta o comércio da região. Um dos principais pontos de venda é o Mercado Municipal, no Centro da cidade. O espaço valoriza a gastronomia regional e é o lugar certo para quem procura o QMA, que agora promete conquistar ainda mais os paladares mundo afora. O modo de fazer da iguaria foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

Andar pelos corredores do Mercado Municipal de Uberlândia é se aprofundar pela cultura local. Os visitantes encontram produtos de artesanato e típicos da culinária. Entre tantas opções de farinhas, doces caseiros, temperos e cachaças, o queijo é um dos carros-chefes do centro de compras, erguido em 1944 e tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

Ao longo desses 80 anos de história - que serão completados em 25 de dezembro -, destaque para a loja “Vô Chico”, instalada há seis décadas. Parte do sucesso está justamente no Queijo Minas Artesanal que é oferecido na banca, como conta o comerciante Rafael de Paula, de 43 anos. 

“A venda dele (QMA) trouxe a minha estabilidade de vida, crescimento da minha família. Isso veio da parte do meu avô e foi passando pelos meus pais, meus tios”, diz Rafael. O espaço, fundada em 1963 pelo avô dele, Francisco Antonio de Paula - o Senhor Chico -, vende cerca de 60 peças de queijo por dia.

Mercado Municipal de Uberlândia recebe cerca de 5 mil visitantes por semana

Um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Mercado Municipal conta com 44 boxes, com artesanato e gastronomia, além de botecos e restaurantes. Em média, cerca de 5 mil visitantes passam pelo centro de compras por semana. Alguns espaços passam por reforma. Conforme a diretora do mercado, Lidiane Costa, as obras de revitalização devem ficar prontas daqui a quatro meses. 

* Viajou a convite do Governo de Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por