Queijarias mineiras apostam no 'turismo rural' para atrair visitantes de todos os cantos do mundo
Título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade dado ao modo de fazer queijo deve contribuir para divulgação dos passeios nas propriedades rurais
UBERLÂNDIA - Turistas que visitam cidades da Rota do Queijo Minas Artesanal têm a chance de ver de perto todas as etapas da cadeia de produção. Nas queijarias das fazendas, acompanham o jeitinho único e mineiro - agora Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade - de fazer a iguaria. A expectativa dos responsáveis pelos passeios é que experiência cultural e gastronomica seja ampliada a partir da chancela internacional dada pela Unesco, atraindo cada vez mais pessoas, inclusive estrangeiros.
Na zona rural de Uberlândia, as fazendas Aprazível e Rio das Pedras estão entre as que oferecem a experiência. Por questões sanitárias, vários cuidados são levados em conta durante o tour guiado. O acesso à área de produção, por exemplo, é limitado.
Além disso, o passeio não se resume aos locais onde os queijos são produzidos. Os visitantes percorrem a propriedade em caminhonetes, conhecem a sede da fazenda e passam por plantações, currais e bezerreiros, além de apreciar um café da manhã.
“As pessoas estão cada vez mais à procura de turismo de experiências, e é justamente dessa forma que as pessoas conseguem viver as experiências gastronômicas, bem como saber como é feito o queijo. Entender a cadeia produtiva do produto. Acredito que depois dessa visibilidade que o queijo está ganhando esse tipo de turismo será mais procurado”, afirma o queijeiro Thiago Borges, da Fazenda Aprazível.
Como visitar as fazendas produtoras de queijo?
Fazenda Rio das Pedras (Queijaria Gomes)
Atendimento aos finais de semana e feriados
Das 9h até 11h
Valor: R$ 45
Contato: (34)99866-8575.
Fazenda Aprazível (Queijaria Ouro das Gerais)
Atendimento aos finais de semana
Das 14h as 18h
Valor: R$ 120
Contato: (34) 99126-4233
* Viajou a convite do Governo de Minas
Leia mais: