Aprovado em 2º turno

Eleitores poderão ter ônibus de graça em Minas em dias de votação

Despesas serão custeadas pelo Estado com recursos orçamentários, no prazo de 60 dias

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
10/07/2024 às 17:12.
Atualizado em 10/07/2024 às 17:27
Gratuidade incide sobre o transporte coletivo municipal e intermunicipal de caráter metropolitano (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Gratuidade incide sobre o transporte coletivo municipal e intermunicipal de caráter metropolitano (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Eleitores em Minas poderão ter ônibus de graça para votar. Foi aprovada em 2º turno na Assembleia Legislativa (ALMG), nesta quarta-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/23, que prevê, nos dias de eleições, gratuidade no transporte público. O texto segue agora para sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).

A gratuidade incide sobre o transporte coletivo municipal e intermunicipal de caráter metropolitano. Caberá ao Estado arcar com as despesas, utilizando recursos orçamentários, no prazo de até 60 dias após a prestação do serviço.

A PEC foi aprovada na forma do texto recomendado pelo relator, deputado Ulysses Gomes (PT). A primeira signatária da PEC 2/23 é a deputada Bella Gonçalves (Psol).

O texto insere a gratuidade do transporte nos dias de eleição no artigo 4º da Constituição do Estado, por meio de um novo parágrafo, de n° 9.

De acordo com esse dispositivo, o transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano ou metropolitano será gratuito nos dias de eleições, com frequência e horários compatíveis com os de dia útil.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por