
Mineradoras que atuam na região da Serra do Curral são alvo de fiscalização na manhã desta sexta-feira (23). O objetivo da operação é identificar o cumprimento de ações judiciais, por parte das empresas, de preservação ambiental.
A ação é coordenada pelo Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e o coordenador do Centro Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPMG, promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, acompanharam as equipes.
Na última segunda-feira (19), o MP determinou a suspensão imediata de todas as atividades relacionadas à lavra de minério de ferro e ao transporte/escoamento de materiais, incluindo o tráfego de caminhões de carregamento em uma mina, na proximidade da Serra do Curral.
A empresa responsável pela mina foi uma das fiscalizadas durante a operação desta sexta. Segundo Jarbas Soares Júnior, a princípio, a empresa está cumprindo a decisão judicial. Foram encontrados, no entanto, resquícios de atividade no local e os técnicos da mineradora continuam na região.
Em julho, o MP propôs uma ação pública contra as mineradoras do local, em razão da exploração minerária predatória e ilegal, além do descumprimento reiterado de obrigações assumidas no sentido de proceder a recuperação ambiental da área.
O procurador-geral de Justiça destacou que o MP fará uma proposta para que a proteção da Serra seja consolidada e que os empreendimentos já existentes na região possam ser restaurados e recuperados.
“Nossa posição é contrária à mineração na Serra do Curral. Temos empreendimentos antigos que estamos tratando para que eles não aumentem e haja a recuperação da Serra do Curral. Precisaremos ter um olhar conjunto dos empreendimentos”, afirmou.
No fim desta sexta-feira (23), o MP irá divulgar o relatório das fiscalizações realizadas nas mineradoras.
A reportagem do Hoje em Dia tentou contato com as empresas envolvidas.
*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais