Em pleno inverno, mais uma onda de calor se inicia em Minas, principalmente em cidades do Triângulo, Zona da Mata e Sul do Estado. Em alguns municípios, a máxima pode chegar a 37°C. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A onda de calor é estabelecida quando as temperaturas se mantêm bem mais altas que o normal sobre uma mesma região por pelo menos cinco dias consecutivos.
Segundo o órgão, um bloqueio atmosférico irá impedir que as frentes frias avancem, provocando o ‘calorão’ nos próximos dias. As localidades terão predomínio de céu claro e baixos índices de umidade relativa do ar, em torno de 20%, o que aumenta ainda mais o alerta às pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique entre 40% e 70%. Abaixo disso, as pessoas podem sofrer desconforto nos olhos, boca e nariz, além de ressecamento da pele e dores de cabeça.
É preciso beber muita água, umidificar o ambiente e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Outra recomendação é evitar praticar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, principalmente ao ar livre.
Vai ter onda de calor em BH?
Após ligeiras quedas de temperatura nesta semana, a capital terá calor intenso nos próximos dias, mas sem caracterizar uma nova. Nesta sexta-feira (16) a temperatura máxima será de 31°C, conforme o Inmet. Já no sábado (17), 32°C. Os termômetros marcarão até 30°C no domingo (18).
Veja orientações importante para enfrentar o período:
- Hidrate-se durante o dia;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h;
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Leia mais