Expectativa

Vacina contra dengue: Minas espera receber as primeiras doses em março

Secretário de Estado de Saúde ressaltou que o público contemplado serão crianças de 10 e 11 anos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/02/2024 às 13:27.Atualizado em 16/02/2024 às 13:48.
Nísia ressaltou que a pasta poderia utilizar diversos critérios no momento de redistribuir as doses contra a dengue (Rogério Vidmantas / prefeitura de Dourados)
Nísia ressaltou que a pasta poderia utilizar diversos critérios no momento de redistribuir as doses contra a dengue (Rogério Vidmantas / prefeitura de Dourados)

Minas espera receber as primeiras doses da vacina contra dengue em março. O secretário de saúde do estado, Fábio Baccheretti informou, nesta sexta-feira (16), que a expectativa é que sejam entregues imunizantes suficientes para atender crianças de 10 e 11 anos em 22 cidades - na região metropolitana de Belo Horizonte e no Vale do Aço (veja a lista abaixo).

"Esperamos receber vacinas suficientes para este público nos 22 municípios elegíveis", comentou o secretário.

As vacinas estarão disponíveis no SUS. Dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios, mostram que crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos, estão entre o público com maior número de internações pela doença.

Cidades elegíveis pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue em Minas:

  1. Antônio Dias
  2. Belo Horizonte
  3. Belo Vale
  4. Caeté
  5. Coronel Fabriciano
  6. Córrego Novo
  7. Dionísio
  8. Jaboticatubas
  9. Jaguaraçu
  10. Marliéria
  11. Moeda
  12. Nova Lima
  13. Nova União
  14. Pingo-d’Água
  15. Raposos
  16. Ribeirão das Neves
  17. Rio Acima
  18. Sabará
  19. Santa Luzia
  20. Santa Maria de Itabira
  21. Taquaraçu de Minas
  22. Timóteo

Ao avaliar a situação em Minas, que já contabiliza 18 mortes pela doença, o titular da pasta comentou que outros estados também deverão vivenciar situação parecida.

"Vacina está fazendo e vai fazer a diferença em todo país. É uma questão de tempo que outros estados que não estão vivenciando o que Minas está também irão passar", destacou Baccheretti.

A vacina

O imunizante disponível para aplicação é Qdenga (TAK-003), desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Em março de 2023, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina estimula respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, porque contém vírus vivos atenuados da doença.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por