Minas espera receber as primeiras doses da vacina contra dengue em março. O secretário de saúde do estado, Fábio Baccheretti informou, nesta sexta-feira (16), que a expectativa é que sejam entregues imunizantes suficientes para atender crianças de 10 e 11 anos em 22 cidades - na região metropolitana de Belo Horizonte e no Vale do Aço (veja a lista abaixo).
"Esperamos receber vacinas suficientes para este público nos 22 municípios elegíveis", comentou o secretário.
As vacinas estarão disponíveis no SUS. Dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios, mostram que crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos, estão entre o público com maior número de internações pela doença.
Cidades elegíveis pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue em Minas:
- Antônio Dias
- Belo Horizonte
- Belo Vale
- Caeté
- Coronel Fabriciano
- Córrego Novo
- Dionísio
- Jaboticatubas
- Jaguaraçu
- Marliéria
- Moeda
- Nova Lima
- Nova União
- Pingo-d’Água
- Raposos
- Ribeirão das Neves
- Rio Acima
- Sabará
- Santa Luzia
- Santa Maria de Itabira
- Taquaraçu de Minas
- Timóteo
Ao avaliar a situação em Minas, que já contabiliza 18 mortes pela doença, o titular da pasta comentou que outros estados também deverão vivenciar situação parecida.
"Vacina está fazendo e vai fazer a diferença em todo país. É uma questão de tempo que outros estados que não estão vivenciando o que Minas está também irão passar", destacou Baccheretti.
A vacina
O imunizante disponível para aplicação é Qdenga (TAK-003), desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Em março de 2023, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina estimula respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, porque contém vírus vivos atenuados da doença.