Corte de despesas e pedido de dinheiro estão na pauta de Tramonte para incrementar orçamento
'Não é demérito correr atrás de verba', comentou o deputado estadual e apresentador
Para cumprir promessas de campanha, candidatos precisam de verba. Em sabatina realizada na tarde desta segunda-feira (2) pelo Hoje em Dia, Mauro Tramonte, candidato do Republicanos à Prefeitura de Belo Horizonte, foi perguntado como pretende trazer novas receitas para o orçamento municipal. E informou que vai "cortar despesas e gastos desnecessários" e ir "atrás de todo mundo para pedir dinheiro".
"Tenho informações de que quando Kalil era prefeito havia 86 cargos dentro do gabinete; hoje tem mais de 300. Vou começar por aí. Tem muito desperdício", destacou Tramonte, citando o ex-prefeito Alexandre Kalil, que comandou a capital de 2017 a 2022 e que o apoia nestas eleições.
"A gente vê asfalto sendo usado em cima de asfalto bom. Tudo isso é desperdício. Dinheiro, pelo visto, tem, para estar gastando tanto desse jeito... Vou pegar meu secretário de fazenda e falar: precisamos resolver isso daqui. Onde vamos cortar, se precisar cortar?".
Se os cortes não forem suficientes, Mauro Tramonte disse que irá buscar dinheiro. "Se precisar, vamos atrás de todo mundo para pedir dinheiro. Qual o problema? Prefeito tem que sair de trás da mesa, do ar condicionado, e ir pra Brasília, tem que estar na Assembleia Legislativa, pedindo emendas. Não é demérito correr atrás de verba", salientou.
Tramonte aparece na liderança pela disputa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pelo Instituto Sigdados. O deputado estadual licenciado tem 28,5% das intenções de votos.
Três concorrentes brigam pela segunda colocação: Duda Salabert (PDT) tem 11,2%, enquanto Bruno Engler (PL) soma 11% e o atual prefeito Fuad Noman (PSD), 9,4%. Considerando a margem de erro - 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos -, eles estão empatados tecnicamente.
O senador licenciado Carlos Viana (Podemos) aparece com 8%. Em seguida estão Rogério Correia (PT), com 6,2%, e Gabriel (MDB), com 2,3%. Wanderson Rocha (PSTU), Indira Xavier (UP) tiveram 1% e Lourdes Francisco (PCO) não atingiu 1%. Brancos, nulos e nenhum dos candidatos somam 10%. Já os indecisos ou os que não quiseram responder representam 11,4%.
Sabatinas do Hoje em Dia
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começarão às 14h30, com duração aproximada de 30 minutos. Os candidatos terão a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos. Colunista de política do Hoje em Dia, o jornalista Carlos Lindenberg fará uma participação nas entrevistas.
Confira a agenda das entrevistas:
03/09 - Bruno Engler (PL)
04/09- Duda Salabert (PDT)
05/09 - Rogério Correia (PT)
06/09 - Gabriel Azevedo (MDB)
09/09 - Wanderson Rocha (PSTU)
10/09 - Carlos Viana (Podemos)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)
Leia mais: