Levantamento divulgado neste domingo (2) pelo Instituto SigDados Pesquisa de Opinião mostra Lapinha (SDD), ex-prefeito de Belo Vale, na região Central de Minas, na liderança da disputa eleitoral deste ano.
Chefe do Executivo por dois mandatos, de 2013 a 2020, ele aparece à frente nas intenções de voto para a Prefeitura tanto na pesquisa espontânea (35,1%), aquela em que o entrevistado é convidado a apresentar um nome espontaneamente, quanto na estimulada (41,3%), quando os nomes são apresentados para a escolha do eleitor. O atual gestor de Belo Vale, Nequinha (MDB), alcançou 19,2% e 22,4%, respectivamente.
Somados os votos válidos, quando são descartados os brancos/nulos (8,9%) e os indecisos (27,43%), Lapinha alcança 64,8% na estimulada, contra 35,2% do atual prefeito.
Os cenários foram simulados apenas com os dois nomes e, se ambos forem confirmados nas convenções partidárias, haverá um confronto com polarização entre os dois. Os dados foram coletados por meio de entrevistas domiciliares entre 23 e 25 de maio, com a participação de 339 eleitores de 16 anos ou mais, nas áreas central e rural.
A pesquisa perguntou ainda se o nome escolhido é definitivo até as eleições, ao que 45,1% responderam que não mudarão o voto de “jeito nenhum”.
A rejeição também foi medida, sendo Nequinha refutado por 20,9% dos eleitores, e Lapinha, por 14,8%. Os eleitores que não rejeitam nenhum dos nomes são a maioria, com 42,5%, e os que rejeitam todos somam 5,3%. Já 16,5% não souberam ou não responderam à pergunta.
Liderança se manteve nas regiões central e rural
Com população estimada de 8.627 habitantes (IBGE 2022), Belo Vale está localizada no Quadrilátero Ferrífero e tem intensa atividade de extração de minério de ferro. Além da atividade mineradora, a economia da cidade destaca-se pela produção da tangerina Pocan. O município tem potencial turístico, sendo a sede do único museu no Brasil exclusivo da época da escravidão e da Fazenda Boa Esperança.
Além da área central, Belo Vale tem cerca de 20 distritos. Em razão dessa divisão e da pluralidade econômica, o Sigdados entrevistou proporcionalmente eleitores no campo e na zona urbana. A divisão é realizada a partir de setores censitários referenciados pelo IBGE.
Em ambas as regiões, o ex-prefeito Lapinha (SDD) tem a preferência dos entrevistados para assumir o mandato de 2025-2028. Na região Central, Lapinha alcançou 38,7% das intenções de votos e Nequinha, 22,5%. Na zona rural, o ex-prefeito alcançou 44%, contra 22,3% do oponente. A proporção de votos Nulos/Branco/Ninguém na região Central foi de 10,1%, enquanto na zona rural foi de 6,6%. Os que “Não Sabem/Não Responderam” representam 27,7% no Centro, resultado próximo ao registrado na zona rural, 27,1%.
Metodologia
A pesquisa de campo foi realizada de 23 a 25 de maio, com 339 eleitores. A margem de erro é de 4,36 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 90%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo está registrado no TSE sob o número MG-06108/2024.
Leia mais: