Com as altas temperaturas do verão brasileiro o seu carro também requer alguns cuidados. A manutenção preventiva no sistema de arrefecimento do veículo, por exemplo, deve levar em consideração os impactos do calor no veículo. Assim é possível evitar prejuízo com gastos maiores ou mesmo danos ao motor.
Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil, multinacional japonesa que também detém a marca NGK e é especialista em componentes para sistemas de ignição, lembra que os sistemas de climatização e de injeção de combustível estão entre os que merecem atenção.
“Manter a manutenção do veículo em dia é a principal recomendação para os motoristas durante os dias mais quentes”, afirma Hiromori Mori. “Caso sejam identificados sinais de irregularidades, como aumento na temperatura do motor, luzes de alerta acesas no painel ou ruídos anormais, é imprescindível buscar o auxílio de um mecânico de confiança.”
Confira as dicas do especialista
- Troca periódica do fluido de arrefecimento e limpeza do sistema: este passo deve ser realizado conforme as especificações do fabricante para cada veículo; acúmulo de sujeira e resíduos dificultam a troca térmica (troca de calor).
- Inspecionar mangueiras e conexões: objetivo é identificar possíveis desgastes ou rachaduras e principalmente vazamentos no sistema que comprometam o funcionamento do motor.
- Monitorar o painel do veículo: a identificação de sinais de superaquecimento, como o acendimento da luz de temperatura ou ponteiro de temperatura pode prevenir que o problema se torne mais grave, comprometendo a funcionalidade do sistema e gerando danos graves ao motor.
- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (CTS): informa a temperatura do líquido de arrefecimento, depósitos de resíduo, vazamentos e imprecisão na leitura podem afetar o sensor, sendo necessária a sua substituição.
- Sistema de climatização: é muito importante verificar se não há vazamentos ou entupimento que dificultem a circulação do fluido.
- Merecem atenção especial: verificação do radiador, do ventilador, da bomba d’água e válvula termostática. Radiadores podem apresentar vazamentos. A bomba d’água pode também apresentar ruídos e dificuldade para circular o fluido. Já o eletro ventilador (ventoinha) pode não estar funcionando ou com baixo desempenho. Válvulas termostáticas devem permitir a circulação do fluido ao atingir uma determinada temperatura: verifique o seu correto funcionamento.
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