Montes Claros

Hospital-escola da Funorte vai dobrar número de cirurgias robóticas

Unidade de saúde foi construída com recursos das Faculdades Unidas do Norte Minas (Funorte), maior centro universitário da região

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/04/2025 às 07:32.
Moderno equipamento é utilizado por profissionais do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro (HCMR) (HCMR/Divulgação)
Moderno equipamento é utilizado por profissionais do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro (HCMR) (HCMR/Divulgação)

O número de cirurgias robóticas realizadas com o uso de um equipamento de última geração, o robô “Da Vinci”, deve dobrar até o fim do ano no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro (HCMR), em Montes Claros, no Norte de Minas. Atualmente, são 10 operações por mês, e a meta é chegar a 20 até dezembro. Além de permitir aos pacientes procedimentos minimamente invasivos, a utilização da tecnologia ajuda na formação de futuros médicos.

O hospital-escola foi construído com recursos das Faculdades Unidas do Norte Minas (Funorte), maior centro universitário da região. Estudantes de medicina que participam do internato tem a oportunidade de acompanhar as cirurgias robóticas e aprender mais sobre o moderno aparelho, referência nos principais complexos de saúde do mundo.

O robô é controlado por inteligência humana. O cirurgião, por meio de um console, consegue visão em três dimensões e em alta definição. São três componentes principais: o “Carro do Paciente”, que executa os movimentos com os braços robóticos; o “Carro de Visão”, que transmite a imagem da cirurgia para a equipe; e o “Console do Cirurgião”, uma mesa de controle na qual o médico opera os instrumentos.

Faculdades Unidas do Norte Minas (Funorte)

Além da graduação em Medicina, o centro educacional Funorte oferece cerca de 30 cursos presenciais. Pioneira em ensino superior privado no Norte de Minas, a instituição tem oito campi, dezenas de laboratórios de ensino, núcleo de prática jurídica, farmácia-escola, clínica de fisioterapia, spa-escola e dois complexos esportivos.

São números que merecem ser comemorados neste Dia Mundial da Educação, conforme destaca a pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão da Funorte, Thalita Pimentel. Segundo ela, a instituição irá promover hoje o evento “Educação que transforma: legado, inovação e compromisso com o futuro”, com palestras, mini cursos interativos, rodas de conversas e apresentações culturais, além de homenagens a professores. 

“O dia mundial da educação é um marco fundamental para celebração de uma das ferramentas mais eficazes da evolução da humanidade, se não a maior delas, para desenvolvimento dos povos, das nações, da vida”, destacou.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por