
O número de cirurgias robóticas realizadas com o uso de um equipamento de última geração, o robô “Da Vinci”, deve dobrar até o fim do ano no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro (HCMR), em Montes Claros, no Norte de Minas. Atualmente, são 10 operações por mês, e a meta é chegar a 20 até dezembro. Além de permitir aos pacientes procedimentos minimamente invasivos, a utilização da tecnologia ajuda na formação de futuros médicos.
O hospital-escola foi construído com recursos das Faculdades Unidas do Norte Minas (Funorte), maior centro universitário da região. Estudantes de medicina que participam do internato tem a oportunidade de acompanhar as cirurgias robóticas e aprender mais sobre o moderno aparelho, referência nos principais complexos de saúde do mundo.
O robô é controlado por inteligência humana. O cirurgião, por meio de um console, consegue visão em três dimensões e em alta definição. São três componentes principais: o “Carro do Paciente”, que executa os movimentos com os braços robóticos; o “Carro de Visão”, que transmite a imagem da cirurgia para a equipe; e o “Console do Cirurgião”, uma mesa de controle na qual o médico opera os instrumentos.
Faculdades Unidas do Norte Minas (Funorte)
Além da graduação em Medicina, o centro educacional Funorte oferece cerca de 30 cursos presenciais. Pioneira em ensino superior privado no Norte de Minas, a instituição tem oito campi, dezenas de laboratórios de ensino, núcleo de prática jurídica, farmácia-escola, clínica de fisioterapia, spa-escola e dois complexos esportivos.
São números que merecem ser comemorados neste Dia Mundial da Educação, conforme destaca a pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão da Funorte, Thalita Pimentel. Segundo ela, a instituição irá promover hoje o evento “Educação que transforma: legado, inovação e compromisso com o futuro”, com palestras, mini cursos interativos, rodas de conversas e apresentações culturais, além de homenagens a professores.
“O dia mundial da educação é um marco fundamental para celebração de uma das ferramentas mais eficazes da evolução da humanidade, se não a maior delas, para desenvolvimento dos povos, das nações, da vida”, destacou.
Leia mais: