Projeto da Universidade Santa Úrsula promete incentivar hábito da leitura
Instituição irá distribuir obras de autores brasileiros consagrados em praças, shoppings, aeroportos, rodoviária e pontos de embarque e desembarque do transporte público
O hábito da leitura é cada vez menor entre os brasileiros. Pesquisa recente do Instituto Pró-Livro aponta que 53% dos entrevistados não leram nem mesmo trechos de uma obra nos últimos três meses. Atenta a esta realidade, a Universidade Santa Úrsula (USU), no Rio de Janeiro, promete uma série de ações para incentivar a leitura, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e a expansão do vocabulário das pessoas.
A primeira ação começa hoje, Dia Mundial da Educação. A universidade irá distribuir obras de autores brasileiros consagrados em praças, shoppings, aeroportos, rodoviária e pontos de embarque e desembarque do transporte público da capital fluminense.
Segundo o reitor da universidade, o professor Paulo Alonso, estão na lista textos de Machado de Assis, José Alencar, Joaquim Nabuco, Clarice Lispector e Jorge Amado. “Os cidadãos terão acesso aos livros e poderão levá-los. Com um bilhete em cada obra iremos pedir às pessoas que, após a leitura, os livros sejam disponibilizados em locais de fácil acesso”.
Inicialmente, o projeto já dispõe de 400 livros doados à universidade. Mas o número poderá aumentar, pois a ideia é que o incentivo à leitura prossiga com mais ações ao longo do ano. O professor destacou que a iniciativa ocorre em alinhamento com eventos da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Academia Brasileira de Letras.
“Os livros são veículos essenciais para acessar, transmitir e promover a educação, a ciência, a cultura e a informação em todo o mundo. Graças aos livros, nos mantemos informados, nos divertimos e somos capazes de entender melhor o planeta em que vivemos”, destaca Paulo.
Universidade Santa Úrsula (USU)
A Universidade Santa Úrsula foi fundada em 1939 e conta com 17 cursos de graduação e 18 cursos de pós-graduação. Segundo o reitor da universidade, 99% dos professores são doutores e mestres, qualificando ainda mais o ensino oferecido.
A ação da universidade ocorre em paralelo às programações do Rio de Janeiro, que recebeu o título de Capital Mundial do Livro em 2025, pela Unesco. A cidade, primeira do Brasil a receber a honraria, terá eventos como a Bienal do Livro e a Book Parade Rio.
Leia mais: