Proposta de governo

Carlos Viana diz que vai ‘devolver’ moradores de rua de BH para cidades do interior

Segundo o candidato, prefeitos do interior enviam sem-teto para a capital mineira para não terem que lidar com o ‘problema’

Bernardo Haddad*
@_bezao
23/08/2024 às 13:30.
Atualizado em 23/08/2024 às 14:12
Carlos Viana conversa com moradores de rua de BH (Foto/ Rafael Andrade)

Carlos Viana conversa com moradores de rua de BH (Foto/ Rafael Andrade)

Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Carlos Viana (Podemos) prometeu nesta sexta-feira (23) ‘devolver’ os moradores de rua que estão na capital às cidades de onde vieram. Segundo o senador, prefeitos de outros municípios enviam sem-teto para BH para “não terem que lidar com o problema”. 

"Como prefeito vou deixar claro o seguinte: quem é de BH, quem precisa de ajuda aqui, vamos ajudar, buscar uma recolocação, um apoio psicológico. Agora, quem não é de Belo Horizonte, eu vou devolver. Já que veio para cá com o prefeito de lá mandando o problema, nós vamos mandar ele de volta, porque tem que buscar a solução na casa dele, lá com a família dele”, disparou Viana.

As afirmações foram feitas durante visita aos arredores do Elevado Dona Helena Greco, entre os bairros Carlos Prates e Barro Preto. Viana firmou um compromisso com os comerciantes locais para diminuir o número de moradores de rua, que “prejudicam” as vendas. 

"Barro Preto sempre foi e é um dos bairros mais importantes de Belo Horizonte para o comércio e também para a questão da moda. Só que, ao longo do tempo, as lojas foram fechando desde a pandemia, os moradores de rua tomaram conta das calçadas, e isso só vai prejudicando, levando ao fechamento de mais lojas," afirmou Viana.

Viana também defendeu a reorganização na distribuição de alimentos para moradores de rua, que segundo ele, ocorre de forma desordenada, levando ao desperdício e à sujeira nas praças da cidade. 

"Precisamos chamar o terceiro setor, os voluntários, e organizar a distribuição de comida em locais onde a prefeitura possa identificar cada um desses moradores. Identificado qual é a necessidade dele, seja apoio psicológico, problema de dependência química, ou até mesmo encaminhamento para alguma comunidade terapêutica, poderemos agir de forma mais eficaz", explicou.

*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por